Instalação Recomendada para Tubos de Refrigeração
Os amortecedores de vibração "VIBRAFLEX" da SPTF, rendem bons resultados quando instalados bem próximos à origem da vibração. Obedecendo os comprimentos e bitolas recomendados, a vibração é minimizada e quase ou nenhum movimento é transmitido às linhas de passagem ou componentes.
Onde a vibração, não é intermitente e o tubo estiver instalado em um plano, um "vibraflex" montado perpendicularmente ao plano de vibração é suficiente, conforme desenho abaixo:
Onde a vibração é severa, normalmente se usa dois "Vibraflex" instalados em ângulos de 90°. Um para absorver a vibração horizontal e outro para a vibração vertical, conforme desenho abaixo:
Convém instalá-lo em linha reta o mais próximo possível da fonte de vibração, e fixar firmemente ao lado oposto. Como o “Vibraflex” amortece por deflexão lateral, o ideal é montá-lo em posição paralela ao eixo motriz do equipamento não esquecendo que a mecânica tem em geral características radicais.
Fabricado em liga de cobre “TOMBACK” ou de aço inoxidável, com pontas de cobre soldadas. A extraordinária flexibilidade que este material tem, e o trabalho em amplitude e freqüência relativamente alta, e sua resistência para -20°C até +180°C, satisfaz a maioria das instalações em geral.
Observação:
Ao soldar as pontas de cobre do “Vibraflex”, na linha de refrigeração, não esqueça de proteger a solda do flexível com estopa ou pano embebido em água ou com pasta isolante, para previnir que a caloria irradiada ocasione o derretimento de solda existente, conforme desenho abaixo. Não exponha o flexível diretamente à chama. Retire os resíduos do fundente (flux de solda) com muito cuidado, evitando que o mesmo atinja os olhos.
S.P.T.F. © 2017 Todos os direitos reservados
Agência V-Control